Ecos da Semana da Cultura Científica

A Ciência e a Tecnologia foram protagonistas da semana da Cultura Científica. Ambiente, Biologia, Ciências da Computação, Física, Geologia, Matemática e Química foram o tema de diversas palestras, exposições, concursos, cinema e atividades de laboratório, envolvendo a quase totalidade da comunidade escolar.
Na segunda-feira, recebemos a Associação Guardiões da Serra da Estrela, que nos alertou para as alterações climáticas e para o potencial efeito que terão na nossa região.

Neste dia, foi ainda inaugurada a exposição, patente na BE, Vulcanismo: A Terra em fúria, com belíssimos trabalhos dos nossos alunos.

O segundo dia marcou o início da colaboração da UBI, nesta semana, com a palestra “Química das plantas: benefícios e aplicações”, proferida por Paulo Cassavela, doutorando em Química, na área de produtos naturais.


Pela forma como esta esta comunicação foi conduzida, pela sua pertinência e pelo reconhecimento do contributo das plantas para um futuro mais sustentável, em termos de ambiente e de empregabilidade, a plateia manteve-se sempre muito atenta e participativa.
Como forma de continuarmos a assinalar os 500 anos de Camões, foram feitas duas leituras muito expressivas de poemas dois relacionados com esta temática: Árvore, cujo pomo, belo e brando e Verdes são os campos.

O dia 27 foi o dia mais preenchido desta semana, com Matemática, Física, Inteligência Artificial e Ciências Experimentais como temas das atividades realizadas. Pelo impacto que teve na assistência, destacamos “MATFLIX: uma série de aventuras matemáticas”, uma sessão sobre cinema e Matemática, proporcionada pelo professor Helder Vilarinho, da UBI.

Durante a tarde, no Clube de Ciência Viva da Escola “Palmeiras, Ciência e Ambiente”, os alunos movidos pela curiosidade em descobrir a ciência “que se esconde” num ovo, puderam medir forças com o ovo… e não é que o ovo ganhou? Afinal nem sempre é fácil de partir; aprenderam, também, a descascar um ovo sem o partir, a distinguir ovos cozidos de ovos crus, de forma divertida. Para terminar uma tarde cientificamente diferente, os jovens aceitaram o desafio de participar num concurso do qual saiu vencedora a dupla cujo ovo aguentou mais peso… mais de 15 kg!


No penúltimo dia da semana, o tema Órbitas e Ondas Eletromagnéticas e Gravitacionais deu lugar a uma interessantíssima palestra, proferida pelo professor José Amoreira, docente do Departamento de Física, da UBI.

Terminámos esta semana com “chave de Ouro”. O último dia foi dedicado à Inteligência Artificial (IA), desta vez, com uma sessão destinada a alunos do ensino secundário, orientada pelo Professor Luís Alexandre, docente do Departamento de Informática da UBI.
O que significa a IA? Quais são as suas aplicações? O que consegue fazer e como funciona? Vantagens e ameaças…estas foram algumas das questões abordadas nesta palestra.


Na plateia, alunos anotavam o que consideravam mais importante.

De uma coisa ficámos com a certeza…a IA veio mesmo para ficar.




Todas as semanas são boas para dar a conhecer a Ciência e as Tecnologias, bem como os seus contributos para o avanço do conhecimento, ainda assim há semanas mais especiais que outras…
Comentários
Postar um comentário