Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

Vitor Aguiar e Silva.jpg


O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020


"A atribuição do Prémio Camões a Vítor Aguiar e Silva reconhece a importância transversal da sua obra ensaística, e o seu papel activo relativamente às questões da política da língua portuguesa e ao cânone das literaturas de língua portuguesa. No âmbito da teoria literária, a sua obra reconfigurou a fisionomia dos estudos literários em todos os países de língua portuguesa. Objecto de sucessivas reformulações, a Teoria da Literatura constitui-se como exemplo emblemático de um pensamento sistematizador que continuamente se revisita. Releve-se igualmente o importante contributo dos seus estudos sobre Camões"", explica o júri para justificar a atribuição do prémio.


O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, com o objetivo de distinguir um autor "cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento do património literário e cultural da língua comum".


Foi atribuído pela primeira vez, em 1989, ao escritor Miguel Torga. Em 2019 o prémio distinguiu o músico e escritor brasileiro Chico Buarque, autor de "Leite Derramado" e "Budapeste", entre outras obras.


https://www.jn.pt/artes/vitor-aguiar-e-silva-e-o-vencedor-do-premio-camoes-2020-12969774.html

Comentários