Projeto Academia da Leitura do Mundo

News Museum @Zoom para Escolas
Visita Virtual ao News Museum: o museu das notícias

Fotografia: www.newsmuseum.pt
A estátua verde do jornalista e escritor Eça de Queirós, a tweetar no seu smartphone, é o cartão de visita deste museu.
O News Museum é um museu dedicado às notícias, aos media e à comunicação.
Com o regresso às aulas presenciais, retomaram-se atividades conjuntas que associam o lazer e a cultura. Assim, através da plataforma zoom, a turma B do 12º ano, no âmbito da sua participação no Projeto “Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, teve oportunidade de fazer uma visita virtual ao NewsMuseum, que se situa fisicamente em Sintra.



Deixamos aqui um texto de opinião redigido por um dos alunos envolvidos no projeto.
Na minha opinião, a visita de estudo ao NewsMuseum realizada no dia 28 de maio teve uma importância extrema por dois motivos: a atividade em si e aquilo que ela representa, sendo realizada no contexto de pandemia que vivemos. De facto, a apresentação deste museu pela Coordenadora dos Serviços Educativos, Elsa Luís, permitindo-nos “entrar” nas diferentes salas, foi bastante interessante e enriquecedora, tendo-nos possibilitado (re)visitar figuras e momentos da história de Portugal e do mundo dos últimos 120 anos, através do olhar jornalístico e dos media. Dos temas explorados no âmbito desta visita destaco o jornalismo de guerra e o seu papel na divulgação da verdade dos factos, os perigos da propaganda, os momentos mais marcantes do fotojornalismo, os grandes duelos entre figuras públicas e alguns aspetos que aproximam o jornalismo desportivo atual e o de há 40 anos.
Quanto ao facto de a escola nos possibilitar realizar visitas de estudo sem sairmos da sala de aula, embora estas não substituam as deslocações físicas, têm algumas vantagens, nomeadamente a redução de custos, a maior facilidade de marcação de horários e o acesso a áreas restritas de museus ou monumentos normalmente inacessíveis ao público.
Para concluir, sublinho a pertinência desta atividade, não só como complemento às aprendizagens desenvolvidas no âmbito do Projeto coordenado pela Professora Catarina Rodrigues (UBI) em que participámos, mas também como oportunidade de crescimento pessoal, tendo em conta o que nos acrescentou em conhecimentos e desenvolvimento do espírito crítico.
Afonso Teixeira, 12ºB
Comentários
Postar um comentário